sábado, 27 de novembro de 2010

Continuação....

-O hiate "JOVEM LAURA", foi construído nos estaleiros de Fão, por Manuel Dias dos Santos Borda, em 1871 .
Pertencia a José Nunes Teixeira e outro, de Aveiro.
Antes de saírem a barra do Cávado (Esposennde), matrucularam a sua tripulação em 18 de Agosto, que era assim formada:
- Mestre -Cristóvão Domingues Magano, de 28 anos, filho de Joaquim Domingues Magano;
-Contramestre - António Domingues Magano, de 33 anos, irmão do mestre;
- Marinheiros:
-Francisco FerreiraSaraiva, de333 anos, filho de António Ferreira Saraiva;
- Sebastião Francisco Ruivinho, de 29, filho de Rafael Francisco Ruivinho;
- Manuel dos Santos Redondo,de31, filho de Manuel dos Santos Redondo;
- António Francisco Ruivinho, de 25, irmão do Sebastião e
-Luís, de 15 anos, filho de Manuel da Rocha Bastos.
Eram toios de Ílhavo. DEvem tersaído deEsposende, no mês de Outubro, pois o Passaporte Real que autorizava o navio a navegar, tem a data de 10 de Outubro de 1871.


- O hiate "É SEGREDO", foi construído em Fão, no ano de 1860, por Manuel Dias dos Santos Borda, para António Nunes Ramirote.
Era um hiatepequeno, com 14,30 metros de quilha,5,6 de boca e 1,76 de pontaL.
Bateu a estaca em 19 de Março de 1860. A sua capacidada  de carga era de 51 m3, segundo a arqueação feita em 1872, quando saiu a barra deEsposende, com destino à Figueira da Foz.
A sua tripulação, era toda de Ílhavo e assim composta:
- Mestre: António Nunes Ramiro, de 42 anos, casado, filho de João Nunes Ramirote;
Marinheiros: José Marques, de21 anos, filho de Tomás Marques;
-Manuel Serrano, de 30, filho de António Lourenço;
- João Fernandes Pereira, de27, filho de Francisco Fernandes Ferreira e
- Luís dos Santos Parracho, de 18, filho de José dos Santos Parracho.


O hiate "TIMBRE", foi construído em Fão em 1873, por Manuel Dias dos Santos Borda, para Joaquim da Rocha Sousa, da praça da Figueira (?)
O "TIMBRE" só foi lançado à água em 28 de Fevereiro de 1874. 106,634 m3 e media 21,90 metros de quilha, por 6,30 de boca e 2,56 de pontal
Da matrícula da sua equipagem, feita em 13 de Setembro de 1873, consta como contrameste José António do contrameste Russo, de 48 anos, filho de "outro"
-Rodrigo José Russo, filho de José António Russo, de 50 anos
- José Pinto, de 27, filho de Manuel Ferreira Pinto e
- Paulo Nunes Guerra, de 17. Eram todos de Ílhavo, sendo a restante tripulação da Figueira, de Buarcos e de Fão.
Deve ter havido algum contratempo para o bota-abaixo se ter efectivado em Fevereiro de 74, pois a matrícula dasua equipagem tinha sido feita em Setembro de 73 , e segundo o registo,  propunham -se sair com destino a Vila Real de Santo António .

O palhabote "PASSARINHO", construído em Fão por José Martins Branco, para armadores de Fão como os capitães José Pinto de Campos Júnior e Valentim Félix de Magalhães, fo lançado à água em 16 deAbril de 1874.
Em 20 de Julho do msemo ano, aparece como proprietário Augusto dos Santos Gomes & Cª. quando o navio saiude Esposendecom destino a Sevilha, tendo na sua equipagem de pessoas, vários  elementos de Ílhavo, como sejam:
- Contramestre, José António Russo, de 50 anos, filho de "outro";
 marinheiro - Antonio da Silva, de  21 anos, filho de Manuel da Silva , sendo Francisco Ferreira Saraiva , de 17 anos, filho de "outro" e  João Maria Canejo Novo, de16, filho de  Domingos Canejo, os dois moços de bordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário