terça-feira, 16 de novembro de 2010

Naufrágios na costa de Esposende

Desde há muitos séculos que se têm registado naufrágios na costa de Esposende elvolvendo embarcações que vão dos simples barcos de pesca, a transatlânticos.
Provavelmento o mais célebre (  não há documentação sobre o assunto...) foi aquele de que nos fala a lenda dos "Cavalos de Fão" e que terá tido como protagonistas navegadores Fenícios, na idade do bronze, quando estes se dirigiam para a Cornualha em busca do estanho, na chamada rota de Avieno.
Ao , mais romanceada, outra lenda diz-nos que foram os navios do Rei Salomão que aqui vinham buscar ouro,carregados de cavalos e que teriam batido naquelas célebres pedras e naufragado. Daí adviria o nome de "Cavalos" que seriam os tais corseis naufragados, ficando para a posteridade aí  petrificados .
O próprio nome de "Esposende" parece ter algo a ver com o naufrágio de um tal "Spanuzindus".
Vem isto a propósito de um trabalho que tenho em mãos e que diz respeito aos naufrágios históricos que aconteceram na área da costa do concelho de Esposende.
Para tal tenho feito pesquisa, nomeadamente nos Arquivos Paroquiais, Arquivo Municipal, Arquivos Centrais, Jornais, em contacto directo com intervenientes, na tradição oral,etc e também na "net", em "blogs" especializados que me merecem todo o respeito.
Porém tenho notado, no que diz respeito ao que se esvreve na "net", que nem sempre a localização dos naufrágios está correcta, pois, invariavelmente os recifes referenciados são os "Cavalos de Fão". Ora, a costa de Esposende tem, infelizmente, muitos mais "baixos" perigosos, sendo que foi nalguns deles que se deram os maiores naufrágios. Chamo a atenção para esta situação, pois os arqueólogos subaquáticos, gostarão de ir ao local exacto, quando em acção!
Nem sempre os jornais nacionais são  fontes fidedignas.É preciso consultar os jornais locais.E mesmo estes, quando há dois na mesma área, nem sempre dizem a mesma coisa... ou seja, é preciso "chécár", com outras informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário